terça-feira, 1 de abril de 2008

Amém?


Como os últimos posts foram meio que pra "enxer linguiça", a intenção desse aqui é, justamente, o contrário.
Nos últimos dias algumas aflições "nerds", por assim dizer, começaram a aparecer e se tornar mais frequentes e intensas. Foi então que resolvi acabar de vez com elas e sair em busca de respostas.
Ainda que pareca meio louco, a busca de respostas vai vir em forma de uma pesquisa. O tema? Religião. (bah, clichê!). Não, não é clichê. A intenção do projeto é descobrir o quais são as motivações de um fundamentalista islâmico e quais são suas semelhanças a de um católico. O que faz com que ambos cometam atos de selvageria e desumanidade? Há alguma relação entre as religiões? Por que os jovens estão perdendo a fé? Tem alguma relação com os avanços tecnológicos? Por que religiões como o budismo estão virando "pop"?
Perguntas que não deixam minha mente descansar e quase me levam à insanidade, me incentivaram a começar a pesquisa. Durante esse ano, e quem sabe o próximo, caso não obitver resultados expressivos, pretendo ler sobre as diversas religiões existentes, conversar com líderes religiosos locais, pessoas que acreditam neles, e as que não acreditam. Além disso, preparei um questionário para fazer com jovens para descobrir o motivo da perda da fé. Tudo isso, com apenas um ituito: Aprender. Sei que parece meio "nerd", e já citei acima que, de fato, é, mas estou sedento por aprendizado.
Conversando com meu professor de História, cheguei num livro que pode ser o início das pesquisas: A viajem de Theo, livro que conta a história de um jovem, prestes a morrer, que decide sair pelo mundo em busca de novas religiões para resgatar sua fé. (para mais informações, clique aqui).
Após ler esse livro, começarei os questionários. A intrigante pesquisa que afirma que, na França, em 1966, 89% da população declarava pertencer a uma religião e 11% declaravam-se como "sem religião". Trinta e dois anos mais tarde, esses indicadores passaram para 55% e 45%. Alarmante, mas não conclusivo.
Então, para voltar à ativa, a medida que for chegando a conclusões e obtendo mais informações sobre o polêmico tema, vou postanto por aqui e divulgando os novos dados e apresentando possíveis soluções.
Gostaria de deixar bem claro que a intenção de pesquisar sobre isso não infere em meu gosto, ou fé, por alguma religião ou crença, muito menos influenciar alguma pessoa a seguir alguma, mas sim descobrir por que a igreja, seja ela católica ou não, esta perdendo fiéis, por que não tem mais a imponência de antes e por que enfrentamos uma crise de fé generalizada.
Então, assim que obitver os resultados, posto.

PS: Comentem sobre a opinião de vocês sobre a pesquisa, deixem sugestões, críticas, elogios, caso houverem, resumindo, COMENTEM! =)

4 comentários:

Unknown disse...

vou postanto por aqui
*postando
=)

Amor,
muito interessante vc saber mais de religiões. Tentar intender a divergência de todas para chegar até (quem sabe) em um ponto em comum.

Continue assim com o blog que tá ficando muito bom.

Beeejo
;D

Anônimo disse...

vini..
cada dia inovando hein!
seu blog ta mto legal..
beijao!

Anônimo disse...

Vini,

Sem dúvida, este é um assunto super interessante que muitas vezes eu já parei pra pensar (a verdade é que é intrigante né? curioso... vai te ensinar muito sobre outras pessoas, talvez te ajude entende-las...) Nerd? sei não... é sua cara mesmo se interessar por isso e tenho certeza que vai render muito assunto aqui! xD

Boa pesquisa! Beijo!

Heroin of Sand disse...

bom, acredito que o jovem hoje busca a religião exatamente por querer acreditar no futuro.
posso estar sendo meio idealista, mas a realidade está aí e não dá pra mudar. precisamos de um refúgio e Deus está sempre presente pra isso. indepentente da religião, os deuses são vistos como pai, sempre nos ajudando e rogando por nós, nos iluminando e querendo sempre o nosso melhor. a juventude não é tão transviada quanto parece, alguns jovens buscam a serenidade, 'mas como chegar até as nuvens com os pés no chão?'(renato russo). O mundo nos deixa descrentes que o futuro tende a melhorar, e procuramos algo pra nos manter firmes diante da luta contra a violência e os demais defeitos da vida. todas as religiões levam a um único caminho, a salvação. e é nisso que a maioria quer acreditar.